Fotos & Aventura: Calibrando o monitor (windows)

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Calibrando o monitor (windows)

Como calibrar o monitor do seu computador

Já levou suas fotos para revelar e ficaram diferentes do que você tinha editado? As cores ficaram bem diferentes das que você fotografou?

Em alguns minutinhos você pode resolver esse problema. Isso pode ser resolvido calibrando seu monitor, E você pode fazer isso sem gastar nada, veja como:
Target para calibração de monitor (Baixado do site
da revista Fotografe Melhor)

Veja como calibrar seu monitor:


Existe um aplicativo dentro do windows 7 em diante que serve para você calibrar o balanço de branco. Meus computadores funcionam com windows 7, 8 e 10.

Não testei em outras versões porém em versões anteriores ao windows 7 não sei se funciona (se você testar compartilhe aqui).

Entre em "meu computador" e digite: dccw
Primeiramente, você deve entrar no "meu computador" e digitar na barra "dccw" isso vai abrir um programa de edição do windows. E é nele que você vai calibrar o balanço de branco e a gama do monitor. 

Nas primeiras páginas ele vai explicar sobre gama e mostrar 3 exemplos. Na página seguinte você tem uma aba para calibrar seu monitor. 

Lembre-se que a melhor gama é quando as bolinhas centrais não aparecem ok.

Página de apresentação

Regule seu monitor como o exemplo do meio

Página para regular, note que meu notebook estava desregulado
pois as bolinhas pretas do meio estavam bem aparentes

Pule
A próxima página você vai ver o exemplo do brilho do monitor. Os exemplos mostram 3 figuras que você deve regular até ficar próximo a figura do centro, vendo as nuancias de branco e do preto bem definidas. 

Todas as páginas seguintes que aparecem vai mostrar a regulagem certa e outros exemplos dela errada. Se você regulou certinho a gama, essas páginas vão estar perfeitas. 

Repare na figura do meio onde é possível ver o X, o terno e a camisa
bem definidos, se vc ver no seu monitor assim, está regulado

Regulagem ideal é essa

o mesmo que a foto anterior, porém com tons mais claros

Regulagem correta onde se pode ver a camisa e a parede bem
definidos
Se não estiverem, volte e regule novamente! Quando aparecer sobre regulagens de cor, pode pular direto pois vamos regular as cores em outro programa ok.

Pule

Pule

Avançar e finalizar
     Para regular as cores você tem que baixar o Calibrize. O programa é gratuito e fácil de usar. Para baixar entre no link acima que vai te direcionar até a página do programa. Siga o passo a passo para instalar e depois de instalado vamos começar a usar.

Página do Calibrize
Primeiro passo no Calibrize
São apenas 3 passos bem simples. No primeiro passo vão aparecer dois quadros. Um do lado esquerdo com os tons mais escuros onde mostra um quadro preto dividido em dois e um círculo no meio, do outro lado um quadro branco dividido ao meio com um círculo no meio.

É bem sutil as divisões e os círculos, mas se você conseguir visualizar, a regulagem de brilho, nuancias e gama estão certas.


Ainda no primeiro passo

No segundo passo são três quadros (vermelho, azul e verde), reparem que existem círculos no meio dos quadros. Para regular, você tem que fazer com que os círculos "desapareçam" e fiquem com a tonalidade bem parecida com a dos quadros. 


Uma maneira mais fácil é quase fechar os olhos para perceber melhor quando a tonalidade do círculo fica bem próxima a do quadro. A verde sempre é a mais complicadinha de regular ok! Basta finalizar e tá pronto!

Segundo passo

Finalização

 Bom, agora não há motivos pra você entregar suas fotos com as cores alteradas. Dessa forma seu monitor vai estar realmente bem calibrado para seu trabalho ser bem visto.

Você usa outra forma para calibrar seu monitor? Não conhecia essa forma de calibrar? Deixe aqui seu comentário.

Dê sua opinião sobre uma próxima matéria pra trazer pra vocês. Compartilhe nosso blog pra ajudar mais pessoas!

Um forte abraço e até a próxima!!!


Quer fazer um curso de fotografia? Entre em contato conosco!
(24) 9 8862-3547 Whats Roberto / (24) 9 8846-0253 Whats Thais

Nenhum comentário:

Postar um comentário